Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

21.09.18

Desafio 30 dias minimalista #16 a #20

Rita (porque minimalistas há muitas)

 Bom dia malta! 

 

2018-09-05 21.49.09.jpg

Já só faltam 10 dias! Que bem que me tem sabido este desafio. Obrigada pela oportunidade, Just Smile. Até aderiu muita gente! Estou impressionada e cada vez mais contente com a nossa sociedade e blogosfera consciente. Temos de fazer isto mais vezes. 

 

 

Ora cá vai a minha lista atualizada:

 

#16 - Não compre nada por 24 horas 

Este é talvez o artigo do desafio que gosto mais. Penso que ainda não escrevi sobre isto, mas uso o Boonzi diariamente. O Boonzi é um programa PORTUGUÊS com o qual posso controlar as minhas despesas e receitas (atenção que ninguém me pagou nem ofereceu nada para estar a escrever isto, é mesmo a minha opinião genuina). Dá para definir um orçamento mensal e futuro, para rastrear os gastos, analizar relatórios e gráficos, controlar o que gasto através de categorias definidas por mim, saber a que entidades dou o meu dinheiro e definir agendamentos para pagamentos.

 

É muito muito bom. Adoro e recomendo - não estou nada arrependida de o ter comprado. Dêem uma vista de olhos. A sério, vale a pena. Tem até um período experimental e tudo.

 

Ao consultar o meu Boonzi, vejo que desde o dia 1 de Setembro que passei 3 dias sem gastar dinheiro. Em Agosto, 6 dias. Em Julho - 4 dias. Isto inclui todos os pagamentos que tenho de fazer - contas e empréstimo da casa, débitos diretos, obrigações, restauração, cafetaria, mantimentos, seguros, condomínio e poupança - Sim, tenho um orçamento mensal para pôr algum de lado. E digo-vos que ainda bem que aderi ao desafio. Pensava que passava mais tempo do meu mês sem gastar dinheiro. Houve dias em que apenas gastei em restauração ou cafetaria - Podia ter perfeitamente passado o dia sem gastar nenhum. Adiante. 

 

#17 - Realize uma tarefa de cada vez 

Uma tarefa de cada vez? Ok. Não quer dizer que não pense nas 53 que tenho para fazer a seguir. Mas normalmente, faço uma de cada vez. 

 

#18 - Limpar os contactos, "Unfollow" e "Unfriend" 

Ai, que gozo que isto me deu!  Tanto no facebook como no instagram. Andava a seguir mais de 700 pessoas nas duas plataformas. Isto é surpreendente. Há cerca de um mês fiz uma limpeza e diminuí os contactos/amizades em 80%. Defini o meu objetivo. Se tivesse a certeza absoluta de que não iria falar com essa pessoa nos próximos 3 meses - remoção certa. Esta semana voltei a remover uns quantos, e digo-vos - Tenho menos de 100 contactos no facebook e menos de 100 no instagram. Não tenho menos de 100 coisas no mundo físico como o Colin Wright (que só em peças de roupa tenho 206), mas já é um começo, certo? Um passo de cada vez. - Quanto aos contactos do telemóvel, reduzi em 30%. 

 

#19 -  Saia para uma caminhada e exercite a sua consciência 

Ainda não houve uma semana em que fizesse caminhadas todos os dias. Sim, faço algumas - mas não tantas como defini na minha cabeça. 

 

#20 -  Não assista TV por um dia (leia, ao invés disso) 

Feito! Desde que me dediquei mais à leitura e escrita que não vejo tanta televisão. Ontem foi um desses dias. 

 

O que já aprendi com este desafio?

 

É realmente uma aprendizagem constante. Mesmo tendo abraçado o minimalismo há cerca de um ano e de estar constantemente em sintonia com o estilo de vida e mindset, este desafio fez-me ver que é mais fácil desapegar-me das coisas do que aquilo que realmente achava. O processo fica até muito divertido como vêem pelos emoticons e smiles que deixo por todo o lado . Faltam 10 dias, mas acho que depois deste, vou à procura de mais. 

 

Desafio para setembro.jpg

 

 

5 comentários

Comentar post