Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

02.10.18

Desafio da Escrita #2 - Vela (de todos os tipos)

Rita (porque minimalistas há muitas)

 Bom dia malta! 

 

Para mim, o 2º dia do desafio é capaz de ser o mais complicado porque não tenho muita experiência nem conhecimento sobre velas. Pensei muito sobre o assunto e pesquisei muito a matéria para vos falar um pouquinho sobre elas aqui no blog - até porque nem todas as velas têm pavio e cera - como o desporto.

 

light night flame darkness candle christmas lighting decor advent christmas decoration candles bill candlelight before christmas candle flame second candle

Mas vá, falando do objeto em si:

 

Houve uma altura em que eu andava fascinada com velas. Queria velas de todas as cores, feitios e cheiros. A minha mãe nunca viu grande utilidade em gastar rios de dinheiro com velas e por isso nunca tive muitas - e ainda bem. Hoje penso que não há espaço para elas no meu dia a dia. Não fazem muito sentido, desculpem-me. Deve ser desta minha nova mania do minimalismo, como dizem alguns. 

 

Está bem que criam um bom ambiente em certas ocasiões e que podem ser precisas caso a eletricidade falhe, mas a verdade é que para além da eletricidade não falhar muito hoje em dia, as velas não são melhores nem mais sustentáveis do que a energia elétrica. Ou são? Dêem-me a vossa opinião! 

 

E as velas decorativas? D.E.C.O.R.A.T.I.V.A.S. - Que são tão bonitinhas que nem sequer se podem acender?!? Hum Hum. Não sei não. 

 

Nem imaginam como fiquei espantada ao pesquisar sobre este objeto, a meu ver, sobrevalorizado. Elas são artesanais, ecológicasbiológicas ou vegan. Têm óleos essenciais, manteiga de karité, grainha de uva, aloé vera e até óleo alimentarAlgumas (se não todas as ecológicas) previnem até a contaminação de 160 litros de água e outras (e mais outras) são usadas em massagens. 

 

SABIAM QUE [referência aqui e vídeo aqui]:

 

- "O óleo alimentar depois de usado pode ser prejudicial ao meio ambiente se não for tratado? Num ano, consomem-se por todo o mundo mais de 40.000 milhões de toneladas de óleos vegetais. Quase metade desta quantidade gera resíduos que devem ser devidamente tratados, para que desta forma se possa preservar a água do planeta."

- "Por cada litro de óleo alimentar, tratado e reciclado, estamos a salvar cerca de 1000 litros de água. Esta é a quantidade de água equivalente ao consumo médio de um cidadão europeu em 5 dias."

- "Estima-se que a quantidade de óleo que não é devidamente tratado seja suficiente para alterar, por exemplo, as propriedades das águas de todo o Mar Báltico." ?!? 

 

Bom, esperem lá... Afinal nem tudo é mau. Já estamos a chegar a algum lado. 

 

Fiquei realmente curiosa com as velas de massagem. Por exemplo, a descrição da Vela Ecológica de Massagem de Coco e Canela da marca Miristica (que por si só me parece já bastante bem):

 

"Ao acender esta vela, o óleo essencial vai-se difundir, proporcionando uma sensação de relaxamento físico e mental. - Eh lá. Quase me convencem. 

 

Esta vela é feita com cera de soja que derrete a uma temperatura mais baixa do que a maioria das ceras e parafinas usadas normalmente. Assim, ao ser aplicada sobre a pele não queima e permite fazer uma massagem muito eficaz uma vez que a sua textura quando derretida é semelhante à de um óleo de massagem. Após a massagem a pele fica macia e hidratada graças ao efeito da cera e do óleo de sésamo.

 

Na pele, o óleo essencial de canela tem uma acção analgésica e anti-inflamatória, sendo indicada em casos de artrites, reumatismo, cansaço dores e espasmos musculares. - Say Whaaat?

 

Também funciona como tonificante, não apenas da pele mas também do sistema digestivo, circulatório e respiratório. A canela é ainda conhecida por ser afrodisíaca. - Oh, não sei não. Esta não me convence. Quero provas! 

 

Os ingredientes foram seleccionados de forma a que esta vela não emita fuligem que poderia irritar as vias respiratórias, a cor obtém-se com pigmentos naturais que não são nocivos para o organismo, o pavio é de algodão natural e o frasco é de vidro reciclado, podendo ser reutilizado após utilização da vela." - Muito bem, sim senhor. Estão aprovadas. 

 

 

Alguns links que recomendo

(sejam eles lojas online, tutoriais ou referências bibliográficas - ATENÇÃO: Ninguém patrocinou este blog):

 

Lojas de ingredientes:

Kit Pavio e Ilhós para velas

Gran Velada - Materiais para velas naturais

 

Lojas de velas naturais:

Vela de Massagem de Alfazema Vegan

Velas Vegan | Elo7

O.W.N Candles - Vela de Viagem

 

Tutoriais (nem todos com ingredientes naturais, vegan e ecológicos):

Como fazer Velas Ecológicas em Casa com a Greatest Candle

DIY: Aprenda a fazer velas ecológicas

Como fazer velas ecológicas em casa

Hacervelas.es - Velas no toxicas: ecologicas y naturales

Vela de Baunilha Bio

 

Outros:

Velas Ecolove Scentsacions

Mundo de Sofia - Velas Ecológicas

Fula sugere solução inteligente para reutilizar óleo usado: fazer velas!

4 comentários

Comentar post