Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

Frugalidade vs Zero Waste e Minimalismo: a 1ª viagem depois da Epifania

Rita (porque minimalistas há muitas), 07.05.18

Fui viajar em trabalho. Obviamente que numa viagem ao Mediterrâneo, uma pessoa acaba por passear um pouco e tentar conhecer o país. Anyway, aprendi da pior maneira que frugalidade, zero waste e minimalismo não encaixam numa mala de mão. 

2018-05-04 17.32.26.jpg

 

O minimalismo e o zero waste acabam por se envolver de uma forma muito sinérgica. Quando se pratica um, o outro vem acoplado. O problema é a frugalidade. A frugalidade faz de nós forretas e aproveitadores do planeta e da sociedade, sem termos de investir ou gastar muito tempo e dinheiro.2018-05-05 11.07.50.jpg

1. A frugalidade fez com que eu tomasse o pequeno almoço sem estar atenta ao desperdício associado - guardanapos, saquetas de açúcar e pequenos recipientes de doce de morango.

2. A frugalidade fez com que eu comprasse pequenos souvenirs à família e associados - por muito poucos que sejam, são votos feitos e pedidos de renovação de manufactura - para além dos saquinhos de papel e fita cola de embrulho.

3. A frugalidade fez-me aproveitar os pequenos frascos de PLÁSTICO da casa de banho do hotel - champô, gel de banho, amaciador e loção para corpo. 

4. A frugalidade fez-me comprar entradas em museus e viagens de barco para conhecer a costa e o país de uma forma rápida - papel, papel, e papel.

5. A frugalidade fez-me trazer uma revista (espetacular) de um voo da Norwegian - falo disto mais tarde - e que obrigatoriamente faz com que seja reposta para o próximo passageiro. Pensando melhor, tive 3 horas para tirar fotografias às páginas. Podia tê-lo feito. 

2018-05-03 17.52.09.jpg

 A frugalidade não é de todo amiga do desperdício zero e do minimalismo, de maneira que tenho de encontrar aqui um meio termo para as minhas próximas aventuras. O que acham? Frugalidade acima de tudo para nosso próprio proveito ou zero waste para proveito do planeta? E o minimalismo onde se encaixa no meio de tudo? - Um tema para refletir. 

 

 

 

 

2 comentários

  • Exato! :) Obrigada.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.