Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

Rumo ao Minimalismo

A minha viagem ao minimalismo, desperdício zero e vegetarianismo - Estou quase, quase lá!

26.03.18

Os 5 R's do Zero Waste - Isso mesmo, cinco!

Rita (porque minimalistas há muitas)

Boas malta,

Certamente que um pouco por todo o mundo já se falou nos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Então para que é que esta vem para aqui falar dos cinco? Bom, os 5 são uma adaptação da Língua Inglesa e têm tudo a ver com o desperdício zero. 

Por ordem de maior importância:

 

Recusar (Refuse)

Reduzir (Reduce)

Reutilizar (Reuse)

Reciclar (Recycle)

Compostar (Rot)

 

RECUSAR é a primeira e mais importante regra de ouro rumo ao minimalismo e Zero Waste. Nada de aceitar artigos descartáveis como sacos de plástico, amostras, brindes, canetas, etc - A publicidade no correio também se aplica aqui. Diga NÃO! Uma vez que votamos NÃO contra esta política de descartáveis, estamos a mostrar às empresas que não precisam de produzir mais lixo. 

 

REDUZIR o consumo e consequentemente o lixo. Defina o próposito dos seus bens e analise a sua verdadeira utilidade e necessidade.

 

IMG_20180318_120036.jpg

 

REUTILIZAR os produtos mais do que uma vez, e se possível para o resto da sua existência - e não falo da existência do produto. Sabia que para cada item descartável existe um reutilizável? Sacos de tecido para ir às compras, lenços e guardanapos de tecido, pensos higiénicos de tecido e ainda copos mestruais são apenas alguns dos exemplos. - Compre em segunda mão! Afinal, há sempre alguém que venda. 

 

IMG_20180114_151406.jpg

 

RECICLAR  o que não se enquadrou nos últimos três. Aqui já estamos a entrar numa fase menos boa. A reciclagem é sempre o último recurso. Já sabemos que devemos comprar avulso ou em segunda mão. Se tiver de ser um produto novo, que seja de vidro ou metal - em último caso papel e derivados. Evitar o plástico a todo o custo - Sabia que na última década foi produzido mais plástico do que em toda a existência do mesmo? 

 

COMPOSTAR o que sobrou. Informe-se na sua comunidade local acerca do seu sistema de compostagem e atire-se! 

 

IMG_20180205_122305.jpg

 

RECUSE o que não precisa.

REDUZA o que não recusou.

REUTILIZE o que não reduziu nem recusou.

RECICLE o que não reutilizou, reduziu ou recusou.

COMPOSTE o que não reciclou, reutilizou, reduziu nem recusou.